CartaExpressa
Editoriais dos jornais brasileiros foram predominantemente críticos a Lula, mostra pesquisa
Site analisou 629 editoriais de jornais publicados ao longo de 2023
Um estudo recente aponta que os editoriais dos grandes jornais da mídia brasileira, como Folha de S.Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo, tendem a ser bastante críticos em relação à administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.
O site Ranking dos Políticos analisou 629 editoriais de jornais publicados ao longo de 2023, que se referiam a gestão federal, revela que a menção ao presidente foi negativa em algo entre 66,5% e 84% das vezes, com a Folha sendo a mais branda nas críticas e a Gazeta do Povo a mais contundente.
O relatório destaca reclamações comuns entre os jornais sobre a gestão fiscal, a eficácia das políticas implementadas e a governança de modo geral, além de críticas pontuais à administração das estatais e às tentativas de revisão das reformas trabalhista, previdenciária e do Marco do Saneamento.
A divergência entre a visão econômica do governo Lula e a dos quatro veículos jornalísticos foi um ponto-chave, dominando a maior parte dos editoriais críticos, especialmente em reação às políticas e diretrizes anunciadas pelo governo.
No entanto, a reforma tributária parece ter sido um ponto fora da curva, recebendo elogios, ainda que cautelosos, dos editoriais, que reconhecem a complexidade do tema.
Confira o estudo completo:
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



