CartaExpressa
Dos 78 candidatos registrados como ‘Bolsonaro’, apenas Carlos foi eleito
Partido em que isso mais ocorreu foi o PSL
De todos os 78 “Bolsonaros” registrados nas eleições de 2020, o único vitorioso foi Carlos Bolsonaro, filho do presidente que se reelegeu vereador no Rio de Janeiro pelo Republicanos.
Segundo dados do TSE, divulgados pelo G1, 83 pessoas em 24 estados se registraram nas urnas com o sobrenome “Bolsonaro”, mas algumas candidaturas acabaram indeferidas ou tiveram renúncia do candidato. Ao fim, 78 “Bolsonaros” sobraram na disputa – 3 candidatos a prefeito, 2 a vice-prefeito e 73 candidatos a vereador.
O partido em que isso mais ocorreu foi o PSL, com 16 nomes, seguido pelo Patriota, com 10, e o Republicanos, com 8. Até um partido que faz oposição ao presidente no Congresso Nacional, o PDT, teve um “Bolsonaro” na disputa. Ele também não venceu.
O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/Facebook
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



