CartaExpressa
Doria vê colapso iminente e responsabiliza Bolsonaro, ‘o mito da mentira e da incompetência’
‘Não queremos mais vacina, queremos muitas vacinas. E não precisamos de cloroquina’
Ao anunciar que o estado de São Paulo entrará na fase vermelha, a mais restritiva do plano de combate à Covid-19, o governador João Doria afirmou que o País está “à beira de um colapso” e que se isso se deve, em parte, ao negacionismo do presidente Jair Bolsonaro.
Segundo ele, a tragédia é marcada pela “falta de coordenação, liderança, hombridade, seriedade e responsabilidade. É uma tragédia ter um presidente negacionista, que despreza a vida, que ofende a existência. Triste Brasil que tem que suportar alguém com esse comportamento”.
Doria também ressaltou que o problema não é apenas de “um governo negacionista, mas de parte da população que se expõe desnecessariamente. Não é razoável que parte da população não queira usar máscaras”.
“Não queremos mais vacina, queremos muitas vacinas, precisamos de vacinas. E não precisamos de cloroquina”.
“E eu quero registrar: não estou preocupado com popularidade. Não pauto minha vida em popularidade, em necessidades eleitorais, nem pela política. Pauto minha vida pela existência e pelo respeito às pessoas”, acrescentou, referindo-se ainda a Bolsonaro como o “mito da mentira, das inverdades, da incompetência, da displicência”.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


