CartaExpressa
Donos de postos vendem gasolina a preço de custo em campanha para Bolsonaro, diz jornal
O objetivo seria potencializar os efeitos eleitoreiros de medidas aprovadas pelo Congresso Nacional


Postos de combustíveis do Distrito Federal vendem gasolina a preço de custo, abrindo mão do lucro para tentar ampliar as chances de o presidente Jair Bolsonaro (PL) se reeleger. A informação é do jornalista Vicente Nunes, do Correio Braziliense.
O objetivo seria potencializar os efeitos eleitoreiros de medidas aprovadas pelo Congresso Nacional, como o limite sobre a cobrança do ICMS de combustíveis.
Empresários do setor relataram ao Correio Braziliense que haverá um choque de realidade após as eleições, quando os donos de postos deixarão de operar sem margem de lucro. Também avaliam que o movimento de apoio a Bolsonaro nos postos se estende a outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro.
A queda nos preços dos combustíveis, especialmente da gasolina e do etanol, teve peso decisivo no resultado do IPCA-15 de agosto, considerado uma prévia da inflação oficial. Os dados divulgados pelo IBGE apontam deflação de 0,73%.
A queda no grupo dos Transportes contribuiu com -1,15 ponto percentual no índice do mês. Apesar do recuo, os preços de Alimentação e Bebidas e Saúde e Cuidados Pessoais continuam a subir.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.