CartaExpressa
Dono de site anti-Bolsonaro é intimado pela Polícia Federal a depor
O ministro da Justiça, Anderson Torres, solicitou abertura de inquérito para apurar suposto crime de honra contra o presidente
O dono do site www.bolsonaro.com.br, que direcionava críticas ao atual presidente, foi intimado a depor à Polícia Federal no próximo mês, em inquérito aberto a pedido do ministro da Justiça, Anderson Torres.
Ao UOL, o advogado Guilher Brenner afirmou que seu cliente estava apenas exercendo o seu direito de exercer críticas ao governo. “As informações do site foram retiradas de matérias jornalísticas”, argumenta. “Ele vai se defender no processo.”
O site, antes utilizado para divulgar ações do governo, foi adquirido em agosto deste ano por um paranaense – que passou a publicar conteúdos críticos, inclusive de caricaturas de Bolsonaro fantasiado como Hitler e o diabo.
Ao pedir a abertura do inquérito, dias depois, o ministro Torres atribuiu a decisão a um suposto ‘crime de honra’ contra o presidente.
Diante de tamanho ataque direto e grosseiro ao presidente @jairbolsonaro , por meio de um site, requisitei ao Diretor-Geral da PF a instauração imediata de inquérito policial, para a devida apuração dos fatos. pic.twitter.com/i13zgQePDv
— Anderson Torres (@andersongtorres) August 31, 2022
Na semana passada, a ministra Cármen Lúcia, no TSE, determinou a suspensão do site por “extrapolar os limites da liberdade de expressão e promover propaganda negativa”, o que é proibido pela Lei Eleitoral.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Na Bahia, Lula tem três vezes mais eleitores do que Bolsonaro, mostra pesquisa Atlas
Por CartaCapital
Bolsonaro ameaça mais uma vez questionar a eleição: ‘Vou esperar o resultado’
Por CartaCapital
PF suspeita de transações no gabinete de Bolsonaro, diz jornal
Por CartaCapital



