CartaExpressa

Dois homens são presos acusados de causar incêndios em São Paulo

Prisões foram anunciadas pelo próprio governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em coletiva de imprensa

Dois homens são presos acusados de causar incêndios em São Paulo
Dois homens são presos acusados de causar incêndios em São Paulo
Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou, neste domingo 25, a prisão de dois homens suspeitos de causar, intencionamente, incêndios no estado. A motivação para a ação criminosa ainda não foi revelada.

No momento, mais de 40 cidades decretaram emergência após serem tomadas por fogo e fumaça no final de semana. A Polícia Federal, a pedido do Ibama, investiga a suspeita de uma ação coordenada para causar as queimadas.

“Nós tivemos a ação de criminosos. Ontem houve uma prisão em Rio Preto, hoje de manhã uma prisão em Batatais de um criminoso, com passagem pela polícia, ateando fogo”, disse o governador em coletiva de imprensa em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. A declaração foi registrada pelo jornal O Globo.

A publicação, mais cedo, também registrou a declaração de Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama, sobre a suspeita de que o fogo foi iniciado de forma intencional e criminosa:

“Quase todo incêndio no Brasil é criminoso. […] Em São Paulo, há uma desconfiança de que tudo foi organizado, pois os focos aconteceram praticamente no mesmo horário”, disse Agostinho antes de se encontrar com o presidente Lula (PT) na sede do instituto.

Um dos presos neste domingo é mecânico e residente da cidade de Batatais. A informação é do canal de TV GloboNews, que revelou que o homem foi detido após uma denúncia anônima. Durante a prisão, o homem carregava ao menos um litro de gasolina e um isqueiro. O celular também foi apreendido e, de acordo com a publicação, teria vídeos do mecânico comemorando as queimadas no estado.

Ainda não há detalhes da prisão do outro suspeito.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo