CartaExpressa
Dirceu defende ‘mudar o Congresso Nacional’ na eleição de 2026
O governo Lula enfrenta um cenário desfavorável na Câmara e no Senado
O ex-ministro José Dirceu (PT) defendeu, nesta segunda-feira 15, a necessidade de “mudar o Congresso Nacional” na eleição de 2026. O governo Lula (PT) enfrenta uma conjuntura desfavorável no Parlamento, com uma base instável na Câmara e no Senado.
A declaração de Dirceu ocorreu na 12ª edição do ato Direitos Já!, no teatro Tuca, em São Paulo.
“Temos de defender o presidente Lula, porque representa o Estado e o governo brasileiros, a democracia e a soberania”, disse o petista. “E mudar o Congresso Nacional em 2026.”
José Dirceu tem caminho aberto para se candidatar à Câmara no ano que vem. A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes de reconhecer a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro e anular condenações devolveu ao petista os seus direitos políticos – embora a Procuradoria-Geral da República já tenha recorrido.
O decano do STF estendeu a Dirceu, em 29 de outubro de 2024, os efeitos da determinação que reconheceu a parcialidade de Moro nos processos contra Lula. No mesmo mês, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça encerrou dois processos da operação contra o ex-ministro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Em Nova York, agenda de Lula inclui Palestina, democracia e clima
Por Agência Brasil
O almoço entre Lula e Motta em meio à pressão bolsonarista por anistia
Por Wendal Carmo
Câmara programa duas audiências com ministros de Lula nesta semana
Por Vinícius Nunes



