CartaExpressa
Dino vê relação direta entre tentativa de golpe e esquema de venda de joias
A Polícia Federal deflagrou uma operação sobre o desvio de presentes que deveriam ser incorporados ao patrimônio do Estado


O ministro da Justiça, Flavio Dino, afirmou ver uma ligação entre a tentativa de golpe de Estado orquestrada por bolsonaristas e as movimentações do governo de Jair Bolsonaro para se apropriar e vender joias recebidas em viagens oficiais.
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira 11 uma operação sobre o desvio de presentes que deveriam incorporados ao patrimônio do Estado. No entendimento da PF, o esquema das joias gerava dinheiro vivo a Bolsonaro.
“Há direta relação entre o desespero golpista e o comércio criminoso de joias milionárias. Ou seja, era uma tentativa de golpe monetizado. Acima de tudo e de todos, estava o vil metal – Mamom – e não Deus ou o Brasil”, escreveu Dino nas redes sociais.
A operação desta sexta, autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, levou a ações de busca e apreensão contra o general Mauro Lourena Cid, pai do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, o advogado Frederick Wassef e o ex-assessor Osmar Crivelatti.
Agentes da PF encontraram diálogos no celular de Mauro Cid que fazem menção às joias e à entrega de dinheiro em mãos a Bolsonaro. Há, ainda, indícios de que os itens de luxo foram levados até os Estados Unidos durante viagens em aeronave da Força Aérea Brasileira.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro usou o governo para vender joias e receber dinheiro vivo, indica PF
Por CartaCapital
Em meio a operação da PF, deputado busca assinaturas para lançar ‘CPI das Joias’
Por André Lucena
‘Fortes indícios de desvio de bens de alto valor’, diz Moraes ao autorizar operação sobre joias
Por CartaCapital
O papel de cada envolvido na negociação de jóias ‘dadas’ a Bolsonaro, segundo a PF
Por CartaCapital
PF investiga participação de Mauro Cid em compra e venda de joias nos EUA
Por André Lucena