CartaExpressa

Dino não descarta sabotagem no caso de apagão desta semana

O ministro da Justiça afirmou ver ‘um cardápio de possibilidades, entre as quais a de ação humana’

Dino não descarta sabotagem no caso de apagão desta semana
Dino não descarta sabotagem no caso de apagão desta semana
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou não descartar a possibilidade de o apagão elétrico registrado na última terça-feira 15 ter sido intencional.

Na quarta-feira, o Ministério de Minas e Energia e a Eletrobras atribuíram o início do incidente a uma “atuação indevida” que, conforme análise preliminar, provocou o desligamento da linha de transmissão 500 kV Quixadá II / Fortaleza.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico também apontou uma “atuação incorreta” como causa do desligamento da linha de transmissão no Ceará, mas sustentou que, isoladamente, o “primeiro evento da ocorrência não causaria o impacto visto no Sistema Integrado Nacional”.

“Na medida em que não há uma explicação técnica, objetiva, demonstrada, se abre um cardápio de possibilidades., entre as quais a de ação humana”, disse Dino nesta quinta-feira 17. “E aí você tem outras duas derivações: ação humana intencional ou, eventualmente, por negligência, imperícia ou imprudência.”

O ministro acrescentou ter agido por “cautela” ao solicitar que a Polícia Federal investigue os motivos que levaram à interrupção do fornecimento de energia elétrica para 25 estados e o Distrito Federal.

(Com informações da Agência Brasil)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo