CartaExpressa

Dino barra tentativa de Chiquinho Brazão de retomar o cargo de deputado na Câmara

O ex-deputado é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes

Dino barra tentativa de Chiquinho Brazão de retomar o cargo de deputado na Câmara
Dino barra tentativa de Chiquinho Brazão de retomar o cargo de deputado na Câmara
Chiquinho Brazão Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, barrou, nesta quinta-feira 18, uma tentativa do ex-deputado Chiquinho Brazão retomar o mandato na Câmara dos Deputados. O ex-parlamentar é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, em 2018.

Ao manter a cassação, o magistrado considerou que a prisão preventiva não se insere entre as normas regimentais que permitem a parlamentares se licenciarem de seus cargos. Destacou, ainda, que a Constituição Federal prevê perda de mandato em caso de não comparecimento a um terço das sessões ordinárias da Câmara, “salvo licença ou missão autorizada”.

A defesa do político argumentava, porém, que as faltas não tinham ocorrido de forma voluntária e se davam apenas pela prisão do ex-deputado. A alegação era de que a medida tomada pela Câmara seria inconstitucional. A tese foi negada.

“A presença física na sede do respectivo Poder deve ser a regra, admitindo-se apenas episodicamente o ‘trabalho remoto’, em razão da imperatividade do controle social mais forte e eficaz sobre os órgãos de cúpula do Estado”, escreveu Dino, na decisão proferida nesta quinta-feira 18.

Brazão foi preso preventivamente em março de 2024. Em abril deste ano, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados declarou a perda de seu mandato por falta de comparecimento às sessões. A Casa, porém, não analisou em plenário os pedidos de cassação motivados pela participação do político na morte da vereadora.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo