CartaExpressa
Deputados podem votar projeto que tira poderes de governadores sobre PMs
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, os parlamentares se preparam para votar o tema na terça-feira 2
Deputados federais se preparam para votar nesta terça-feira 2 um projeto de lei que tira poderes dos governadores sobre a Polícia Militar. A informação foi publicada nesta segunda 1, pelo jornal O Estado de S. Paulo.
A ideia é romper com o modelo atual de escolha dos comandantes-gerais, em que os governadores nomeiam um militar de sua preferência. No lugar, seria empossado aquele que fosse escolhido por uma lista tríplice, formada por votação entre os policiais.
O projeto prevê dois anos de mandato aos comandantes-gerais e autonomia orçamentária à PM. Segundo o veículo, a tendência é de aprovação. O texto foi gestado a partir de ideais da bancada da bala.
Se aprovado, será uma mudança relevante na área de segurança pública a dois meses da eleição. A proposta também atende interesses do presidente Jair Bolsonaro (PL), que deseja desvincular as PMs dos governadores.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


