CartaExpressa
Deputados do RS aprovam calamidade até 2026 e derrubam regras de gastos
Prevaleceu o entendimento de que a medida é necessária para o enfrentamento aos efeitos econômicos e sociais decorrentes das enchentes que assolam o estado
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, nesta terça-feira 14, o estado de calamidade pública no estado até o ano de 2026.
Por unanimidade (55 votos), os deputados aprovaram um projeto de decreto legislativo que valida a medida até 30 de junho de 2026. O prazo poderá ser prorrogado em caso de demanda por parte do governo.
Com a medida, o Estado fica livre de atingir resultados fiscais e isento da limitação de empenho orçamentário.
Entre os parlamentares, prevaleceu o entendimento de que a medida é necessária para o enfrentamento aos efeitos econômicos e sociais decorrentes dos eventos climáticos que assolaram o Estado no período de 24 de abril ao mês de maio de 2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Número de mortos no Rio Grande do Sul vai a 149; desaparecidos somam 108
Por CartaCapital
Rui Costa anuncia seleção extra do Novo PAC para o Rio Grande do Sul
Por CartaCapital
Prejuízo com as chuvas no Rio Grande do Sul passa de R$ 8,9 bilhões, estima CNM
Por CartaCapital


