CartaExpressa
Deputados do PL contrariam Bolsonaro, ‘abandonam’ Tarcísio e reforçam apoio a Garcia em SP
Parlamentares insinuaram que o ex-ministro de Bolsonaro quer ser governador, mas sequer conhece o estado que pretende comandar


Deputados da ‘ala tradicional’ do PL em São Paulo seguem contrariando a orientação de Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto nas eleições para o governo do estado e reforçam que irão apoiar Rodrigo Garcia (PSDB) e não Tarcísio de Freitas (Republicanos). O conflito foi revelado pelo jornal Folha de S. Paulo deste sábado 30.
Os deputados Marcio Alvino, André do Prado e Luiz Mota seguem cumprindo agenda ao lado de Garcia e, nos encontros, aproveitam para alfinetar o bolsonarista Tarcísio. Os dois primeiros, por exemplo, estiveram na sexta-feira 29 em um reunião do secretariado tucano realizada em Registro e o terceiro está em Avaré acompanhando Garcia em uma agenda.
Conforme registrou o jornal, Alvino foi o porta-voz do ‘grupo’ ao reforçar que não pretende seguir a orientação de Bolsonaro nas eleições. No encontro, sem citar diretamente Tarcísio, alfinetou o ex-ministro.
“São Paulo tem um governador que conhece o estado. Para governar São Paulo é preciso não só querer, é preciso conhecer”, disse Alvino. A declaração faz referência ao fato de o ex-ministro ser carioca.
Ainda segundo a reportagem, Tarcísio se tornou um desafeto do grupo por ações tomadas quando esteve no comando do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), entre 2011 e 2015. Na ocasião, o órgão era comandado pelo PL, mas todos que tinham qualquer ligação com a legenda foram exonerados com a chegada de Tarcísio.
A ala tradicional da legenda, portanto, considera que Tarcísio estigmatizou integrantes da legenda com suas ações. O ex-ministro conta atualmente com o apoio de bolsonaristas recém-chegados ao PL, mas patina em conquistar os mais antigos integrantes da sigla.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Datena é vaiado por apoiadores de Bolsonaro em ato com Tarcísio de Freitas
Por Estadão Conteúdo
Tarcísio diz que SP fez pacto com o crime organizado e vira alvo de representação no MP
Por CartaCapital