CartaExpressa
Deputados bolsonaristas montam ‘excursão’ ao Rio para se reunir com Cláudio Castro
A intenção, segundo os parlamentares, é ‘verificar cenário de guerra civil’ após a operação policial que resultou em mais de 120 mortes nos complexos da Penha e do Alemão
Uma comitiva de deputados federais da extrema-direita se reúne nesta quinta-feira 30 no Rio de Janeiro com o governador Cláudio Castro (PL) e o secretário da Segurança Pública, Victor dos Santos, para discutir o “cenário de guerra” no estado.
O encontro é organizado pelo líder do PL na Câmara, o deputado Sóstenes Cavalcante (RJ). O presidente da Comissão de Segurança Pública, Paulo Bilynskyj (PL-RJ), e os deputados Sargento Portugal (Podemos-RJ) e General Pazuello (PL-RJ) fazem parte do grupo. O filho de Jair Bolsonaro (PL), vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) também está na reunião.
A “excursão” foi justificada pelos deputados como uma “diligência/visita técnica em algumas comunidades no Estado do Rio de Janeiro, com o intuito de observar o cenário de guerra civil”. A afirmação consta em um requerimento apresentado pelo grupo para explicar a viagem à Câmara.
Segundo o governo fluminense, 121 pessoas foram mortas na terça-feira 28 nos complexos da Penha e do Alemão, em confronto entre forças policiais e traficantes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



