CartaExpressa
Deputados articulam a convocação de Frederick Wassef à CPMI do 8 de Janeiro
O movimento é encabeçado por Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que menciona a participação do advogado no caso das joias do governo Bolsonaro


Deputados de quatro partidos protocolaram, nesta quinta-feira 17, requerimentos de convocação do advogado Frederick Wassef, representante da família Bolsonaro em diversos processos.
Na noite da quarta 16, a Polícia Federal apreendeu quatro celulares com o advogado, em São Paulo. Na última sexta-feira, ele não foi encontrado pelos agentes durante a operação deflagrada para apurar o desvio de presentes oficiais pelo governo de Jair Bolsonaro.
Um relatório enviado pela PF ao Supremo Tribunal Federal sustenta que o Wassef recomprou nos Estados Unidos um relógio da marca Rolex recebido em viagem oficial por Bolsonaro e vendido pelo general Mauro César Lourena Cid, pai de Mauro Cid, braço direito do ex-presidente.
Segundo a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Wassef “é suspeito de envolvimento em delitos como peculato e lavagem de dinheiro por meio de negociações relacionadas a joias recebidas como presentes durante agendas oficiais do ex-presidente da República no exterior”.
Também apresentaram pedidos para convocá-lo à CPMI os deputados Rogério Correia (PT-MG), Erika Hilton (PSOL-SP), Rafael Brito (MDB-AL), Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e Duarte Jr. (PSB-MA). Os requerimentos precisam contar com o endosso da maioria da comissão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Wassef diz ter comprado Rolex nos EUA com dinheiro próprio e sem pedido de Bolsonaro
Por CartaCapital
Como Wassef recomprou Rolex entregue a Bolsonaro e vendido pelo pai de Mauro Cid, segundo a PF
Por CartaCapital
CPMI do 8 de Janeiro descobre conta milionária de Mauro Cid, diz jornal
Por CartaCapital