CartaExpressa
Deputado expulso do PL após ‘fazer o L’ se filia ao MDB
Yuri do Paredão foi punido por ‘não comungar dos ideais do partido’ que abriga Jair Bolsonaro


O deputado federal Yury do Paredão (CE), expulso do PL em julho após “fazer o L” em uma foto ao lado de ministros do governo Lula (PT), anunciou sua filiação ao MDB nesta quarta-feira 1º.
Em um encontro com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), Yury acertou os detalhes finais para se juntar aos emedebistas.
View this post on Instagram
Alvo de críticas de bolsonaristas, Yury já havia desagradado dirigentes do PL ao participar de uma agenda com Lula em Juazeiro do Norte, seu berço político.
Em julho, o parlamentar foi comunicado de sua expulsão do PL pelo presidente da sigla, Valdemar Costa Neto.
Desde o início do mandato, Yuri do Paredão tem feito acenos ao governo Lula. Ele foi um dos 30 deputados do PL a votarem a favor do arcabouço fiscal na Câmara e esteve no grupo que, contrariando a ordem do partido, apoiou a reforma tributária.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.