CartaExpressa
Deputado do PL quer isentar de IR os prêmios de atletas olímpicos
Medalhas olímpicas estão livres de impostos federais, mas os prêmios recebidos em dinheiro são tributados


O deputado federal Luiz Lima (PL-RJ) protocolou na Câmara, nesta segunda-feira 5, um projeto de lei para isentar de Imposto de Renda a premiação recebida por atletas brasileiros que conquistaram medalhas nos Jogos Olímpicos.
Segundo o correligionário de Jair Bolsonaro, o objetivo seria “reconhecer o valor simbólico e prático das conquistas olímpicas para o Brasil e incentivar a prática esportiva no País”.
Até o início da noite desta segunda, o Brasil conquistou duas medalhas de ouro, quatro de prata e cinco de bronze nos Jogos de Paris, ocupando a 17ª posição no ranking geral. A China lidera a disputa com 21 medalhas de ouro, 18 de prata e 14 de bronze.
A Receita Federal informou que medalhas olímpicas estão isentas de impostos federais, mas os prêmios recebidos em dinheiro são tributados.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Rebeca Andrade ganha ouro no solo e se torna a maior medalhista olímpica do Brasil
Por Marina Verenicz
Receita Federal: medalhas olímpicas são isentas de impostos
Por Agência Brasil
Repórter brasileira é vítima de assédio durante cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris
Por CartaCapital