CartaExpressa
Deputado do PL evoca o artigo 142 e defende poder de polícia para militares no RS
A justificativa de Coronel Chrisóstomo é que a medida seria necessária para coibir saques em residências
O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) subiu à tribuna da Câmara na noite desta segunda-feira 6 para pedir que o presidente Lula (PT) recorra ao artigo 142 da Constituição Federal e conceda poder de polícia às Forças Armadas no Rio Grande do Sul, em meio às fortes chuvas que castigam o estado desde a semana passada.
A justificativa é que a medida seria necessária para coibir saques em residências.
“Os deputados gaúchos pediram para eu solicitar aqui o artigo 142. Eles precisam desse apoio urgente: o poder de polícia às Forças Armadas do Rio Grande do Sul para que elas possam agir nas ruas e impedir muita gente de invadir casas e armazéns”, alegou o correligionário de Jair Bolsonaro. “Somente o presidente da República pode dar poder de polícia às Forças Armadas.”
Diz o artigo 142: “As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.
Na noite desta segunda, a Câmara ainda deve votar um projeto de decreto legislativo assinado por Lula para acelerar o repasse de verbas ao Rio Grande do Sul.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Água invade centro tecnológico e data center do RS é desligado
Por Agência Brasil
Mais de mil presos são transferidos após penitenciária inundar no RS
Por Agência Brasil
Câmara aprova decreto de Lula para facilitar envio de recursos ao RS
Por CartaCapital



