CartaExpressa

Deputado bolsonarista usa foto do exército chinês para elogiar ‘desfile’ brasileiro

Imagem usada pelo deputado federal Ottoni de Paula é de desfile militar dos 70 anos da República Popular da China

Deputado bolsonarista usa foto do exército chinês para elogiar ‘desfile’ brasileiro
Deputado bolsonarista usa foto do exército chinês para elogiar ‘desfile’ brasileiro
Jair Bolsonaro e Otoni de Paula. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O deputado bolsonarista Otoni de Paula (PSC-RJ) usou a imagem de tanques do exército chinês para ilustrar o desfile de blindados da Marinha que ocorreu na manhã desta terça-feira 10 em Brasília.

Nas redes sociais, o parlamentar postou a foto dos veículos com a legenda: “Nunca uma simples manobra militar mexeu tanto com meu patriotismo”.

Nos comentários, internautas já debocharam do deputado e o ‘alertaram’ do ‘engano’, mas até o momento desta publicação, o post ainda não foi apagado.

Ao fazer uma busca pela imagem original no Google, o primeiro resultado é um vídeo dos 70 anos da República Popular da China. Compare:

Desfile de blindados

O ‘desfile militar’ da Marinha ocorreu em Brasília nesta terça-feira 10 para levar um convite a Jair Bolsonaro para que participe de um exercício militar em Goiás. O evento é parte da Operação Formosa, que ocorre anualmente desde 1988, mas esta é a primeira vez que o convite é levado com um comboio de blindados.

Os tanques usados no desfile passaram a poucos metros do Congresso onde a análise da PEC do voto impresso deve ocorrer nesta terça. A manobra foi lida como uma ameaça e intimidação por parte dos deputados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo