CartaExpressa
Deputado bolsonarista quer impedir Lula de utilizar vermelho em peças oficiais do governo
Projeto do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL-MG) estabelece que União, estados e municípios só utilizem as cores da bandeira do Brasil na identidade visual


O deputado federal bolsonarista Marcelo Álvaro Antônio (PL-MG) quer impedir o presidente Lula (PT) de utilizar o vermelho e outras cores que não os da bandeira do Brasil em peças oficiais do governo.
O parlamentar protocolou um projeto de lei complementar que estabelece como regras à identidade visual da República a utilização do verde, amarelo, azul e branco.
O texto enquadra como ‘crime de responsabilidade’ a ‘a promoção de pessoas ou entidades privadas, bem como partidos políticos, ou qualquer símbologia que remetam à identidade visual que não sejam a da bandeira nacional, em atos oficias da República Federativa do Brasil”.
Ainda de acordo com a proposta, os critérios devem valer à União, bem como a estados e municípios quando da divulgação de atos oficiais.
“É de conhecimento geral que as cores dos programas do governo federal, bem como toda a simbologia da atual gestão da Brasil, vem desrespeitando as cores da bandeira nacional e utilizando-se da estrutura oficial para promover o partido político do Presidente da República”, sustentou o parlamentar.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Deputados de oposição querem revogar decreto que reduz acesso a armas
Por CartaCapital
Dino defende mais rigor a envolvidos com atos antidemocráticos: ‘Combate ao perigosíssimo nazifascismo’
Por CartaCapital
Lula defende ‘papel mais importante para polícias municipais’ no combate à violência
Por Victor Ohana