CartaExpressa
Deputada do PT propõe incluir democracia e direitos humanos na grade das escolas
O projeto de Ana Pimentel (MG) também trata de temas como cidadania, ética e participação popular
A deputada federal Ana Pimentel (PT-MG) protocolou um projeto de lei para inserir temas como direitos humanos, cidadania, democracia, ética e participação popular na grade curricular das escolas.
De acordo com a parlamentar, o objetivo é “fortalecer a democracia brasileira por meio de base educacional que forme cidadãos conscientes de seus direitos, deveres e instrumentos de participação política”.
A Base Comum Curricular da Educação Básica, documento que estabelece as normas de aprendizado no País, já prevê a promoção de valores fundamentais ao interesse social e de respeito à ordem democrática nas atividades curriculares oferecidas aos alunos.
No entanto, na avaliação de Pimentel, os termos devem estar explícitos no documento, de modo a garantir a viabilidade desses conteúdos.
“Dada a sua importância para a consolidação de uma sociedade verdadeiramente democrática e participativa no País, esses temas devem estar claramente referidos na lei mais importante da educação, a lei de diretrizes e bases da educação nacional”, escreveu a parlamentar petista.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Plano Nacional de Educação precisará de R$ 280 bilhões para cumprir metas, estima relator
Por Ana Luiza Basilio
Deputados aprovam mais 7 projetos sobre educação e infância em semana de ‘esforço concentrado’ na Câmara
Por CartaCapital
Motta anuncia votação de 16 projetos sobre educação na Câmara
Por CartaCapital



