CartaExpressa
Deputada do PT no Paraná pede investigação após receber ameaças racistas e misóginas
Segundo o relato, as mensagens foram recebidas no dia 14 de outubro, e vieram de um mesmo remetente


A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) solicitou a instauração de uma investigação policial após receber e-mails com ameaças e teor racista e misógino em seu endereço institucional.
Os e-mails foram anexados a um pedido protocolado pela parlamentar junto à Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados, à Procuradoria-Geral da República e à Polícia Federal do Paraná.
Segundo o relato, as mensagens foram recebidas no dia 14 de outubro, e vieram de um mesmo remetente criticalbanger@dnmx.su. Elas contêm ameaças de violência, incitação ao suicídio e à morte de mulheres negras.
“Observamos que a pessoa autora desses e-mails, alcançou um somatório de tipificações penais que se fazem urgentes de apuração, bem como põe em risco, a vida de uma parlamentar legítima e democraticamente eleita, ameaçando a sua vida, sua integridade física, sua dignidade sexual e instigando-lhe ao suicídio”, pontua, na peça, a equipe jurídica da parlamentar.
O pedido busca a apuração dos crimes de incitação ao suicídio, cyberbullying, ameaça, perseguição, violência política, racismo e violência de gênero, além de solicitar apoio policial e proteção pessoal para a deputada.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, sedia casamento de filha de desembargador; deputada questiona
Por CartaCapital
CGU abre duas investigações sobre apagão em São Paulo; entenda a diferença das apurações
Por CartaCapital
Rio tem mais de 1,7 mil casos de ataques a ônibus urbanos em 2024
Por Agência Brasil
Apagão: especialistas apontam falência do modelo de privatização
Por Agência Brasil