CartaExpressa
Deputada denuncia ‘racismo algorítmico’ após IA gerar imagem com arma em uma favela
Renata Souza (PSOL-RJ) foi retratada com uma arma ao fornecer referências como o fato de ser negra e estar em uma favela


A deputada estadual Renata Souza (PSOL-RJ) relatou nas redes sociais ter sido vítima de “racismo algorítmico” ao usar uma ferramenta de inteligência artificial.
“Ao criar uma arte inspirada nos pôsteres da Disney, me deparei com uma imagem gerada a partir de Inteligência Artificial que me retratava como uma mulher negra com uma arma na mão. A descrição pedida era de uma mulher negra, de cabelos afro, com roupas de estampa africana num cenário de favela. E essa foi a imagem gerada”, afirmou. “Não pode uma mulher negra, cria da favela, estar num espaço que não da violência?”
Renata Souza é presidenta da CPI do Reconhecimento Fotográfico, instalada em junho pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. A comissão apura casos de racismo no uso de reconhecimento facial por delegacias.
“Enquanto presidenta da CPI do Reconhecimento Fotográfico, observo o quanto pessoas negras podem ser vitimadas por mecanismos, como o reconhecimento facial, mesmo sendo inocentes.”
Racismo algorítmico!
Ao criar uma arte inspirada nos pôsteres da Disney, me deparei com uma imagem gerada a partir de Inteligência Artificial que me retratava como uma mulher negra com uma arma na mão. A descrição pedida era de uma mulher negra, de cabelos afro, com roupas de… pic.twitter.com/Eq84l9gBbU
— Renata Souza (@renatasouzario) October 26, 2023
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Para combater o racismo, professores levam a cientista Jaqueline Goes para a sala de aula
Por Luana Tolentino
Com chegada de Tarcísio ao governo, mortes causadas pela polícia de São Paulo saltam 71%
Por Camila da Silva
Cláudio Castro recebe ameaça de milicianos; governo diz ter reforçado segurança
Por Carta Capital
O périplo de Cláudio Castro por Brasília após nova crise na segurança do Rio
Por CartaCapital