CartaExpressa
Denúncias de casos de racismo no governo federal aumentam 94%
Nos últimos quatro anos e cinco meses foram registradas 2646 denúncias de racismo no governo, sendo o ápice registrado em 2020, no governo Bolsonaro
As denúncias de casos de racismo dentro do governo federal aumentaram desde que Lula (PT) assumiu a presidência. Foram registradas 394 ocorrências de janeiro a maio deste ano, um aumento de 94% se comparado ao mesmo período do ano passado.
As informações são do Metrópoles, com base em dados da Controladoria Geral da União. Segundo o levantamento, a média atual é de três denúncias por dia.
Nos últimos quatro anos e cinco meses foram registradas 2646 denúncias de racismo no governo, sendo o ápice registrado em 2020, no governo Bolsonaro. Foram 675 denúncias entre janeiro e maio daquele ano.
Do total dos casos, 1.922 denúncias foram concluídas e 658 foram arquivadas.
Ainda de acordo com os dados da AGU, os órgãos de onde mais partiram denúncias de racismo foram o Departamento de Polícia Federal (DPF), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo a CGU, o fato de órgãos como PF e Ministério da Mulher estarem no topo das denúncias se deve também ao fato dos denunciantes procurarem órgãos que tem políticas ligadas ao tema para registrarem suas queixas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Os ministérios de Lula que podem ser impactados em caso de não votação da reforma ministerial
Por CartaCapital
Lula se reúne na terça-feira com presidentes sul-americanos para traçar novo marco de integração
Por AFP
Ministra do Meio Ambiente afirma que Lula vai vetar MP da Mata Atlântica
Por CartaCapital
Defesa de Bolsonaro prevê gastos de até 2 milhões com ações judiciais e estuda vaquinha online
Por CartaCapital
A articulação de parlamentares para tirar bolsonarista investigado da CPMI do 8 de Janeiro
Por Wendal Carmo



