CartaExpressa
Deltan venceu no TRE, que julga Moro nesta segunda, mas foi cassado pelo TSE
Independentemente do resultado na Corte paranaense, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral dar a palavra final


O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, que julga nesta segunda-feira 1º um processo que pode cassar o mandato do senador Sergio Moro (União-PR), deferiu em outubro de 2022 a candidatura de Deltan Dallagnol (à época no Podemos) a deputado federal, mas o ex-procurador perdeu o mandato meses depois por decisão do Tribunal Superior Eleitoral.
A exemplo do que ocorreu com Deltan, a parte derrotada no caso de Moro tentará reverter a decisão no TSE, que dará a palavra final sobre cassar ou não o mandato.
Em 19 de outubro de 2022, o TRE deferiu por unanimidade o registro da candidatura do ex-procurador da Lava Jato. A decisão foi tomada 17 dias depois da eleição.
Em maio de 2023, porém, o TSE condenou Deltan Dallagnol – também por unanimidade – à perda do mandato de deputado. Segundo a tese vencedora na Corte, uma “manobra” para deixar o Ministério Público Federal e se candidatar à Câmara “impediu que os 15 procedimentos administrativos em trâmite no CNMP em seu desfavor viessem a gerar processos administrativos disciplinares, que poderiam ensejar pena de aposentadoria compulsória ou perda do cargo”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

TRE do Paraná inicia o julgamento que pode cassar o mandato de Moro
Por Wendal Carmo
Quem é Luciano Carrasco Falavinha Souza, o relator no julgamento que pode cassar o mandato de Sergio Moro
Por CartaCapital