CartaExpressa
Deltan depõe ao CNJ em investigação sobre a Lava Jato
A oitiva ocorre no âmbito da apuração interna conduzida pelo Conselho na 13ª Vara Federal de Curitiba e no TRF-4


O ex-procurador e ex-deputado Deltan Dallagnol prestará um depoimento ao Conselho Nacional de Justiça na tarde desta sexta-feira 25. Ele foi intimado a prestar esclarecimentos na condição de testemunha.
A oitiva ocorrerá no âmbito de uma investigação interna, chamada de correição extraordinária, conduzida pelo CNJ na 13ª Vara Federal de Curitiba e no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, os tribunais responsáveis pela Lava Jato na primeira e na segunda instâncias, respectivamente.
O procedimento de apuração foi aberto após o afastamento do juiz Eduardo Appio da 13ª Vara, em maio. A decisão do TRF-4 atendeu a uma representação do desembargador federal Marcelo Malucelli, que afirmou que seu filho, João Eduardo Barreto Malucelli, recebeu uma ligação telefônica com “ameaças”. O tribunal teria indícios de que Appio seria o responsável pelo telefonema. A defesa do juiz nega a acusação.
Em julho, o corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, negou um pedido da defesa e manteve o afastamento de Appio. Ele mencionou “a gravidade das condutas praticadas, na medida em que a conduta do magistrado investigado aparenta configurar possível ameaça a desembargador daquela Corte”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Após 3 meses de afastamento, Appio busca diálogo com o STF para tentar voltar à Lava Jato
Por Leonardo Miazzo
Lava Jato/ Desmoronando, parte 10
Por CartaCapital
André Mendonça acolhe ação que decidirá se os acordos de leniência firmados pela Lava Jato são constitucionais
Por Marina Verenicz