CartaCapital
Defesa de Bolsonaro tem até hoje para explicar sobre violação na tornozeleira eletrônica
O prazo para apresentação das explicações é até às 16h30 deste domingo
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem até às 16h30, deste domingo 23, para prestar explicações sobre a violação na tornozeleira eletrônica.
Neste sábado 22, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a prisão preventiva de Bolsonaro após ele admitir para uma agente penitenciária que havia utilizado ferro de solda “por curiosidade” no aparelho. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), do Distrito Federal, divulgou o vídeo.
Bolsonaro é investigado em um processo que denunciou seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), de tentar atrapalhar no andamento do julgamento da trama golpista. A prisão preventiva se deu no âmbito desse processo.
Já na ação penal que acusa Bolsonaro de ser o líder da organização criminosa que tentou dar o golpe de Estado, a defesa do ex-presidente tem até segunda-feira 24 para apresentar um segundo recurso. Espera-se que Moraes determine o imediato cumprimento da pena já na próxima semana. Com isso, Bolsonaro deverá ser transferido da Superintendência da Polícia Federal para um presídio.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
STF convoca sessão virtual para referendar liminar que determinou prisão preventiva de Jair Bolsonaro
Por Vinícius Nunes
‘Injustiça colossal’ e ‘perseguição sem fim’: leia a reação da oposição bolsonarista à prisão de Jair Bolsonaro
Por Vinícius Nunes
Leia a íntegra da decisão que levou Jair Bolsonaro à prisão
Por Maiara Marinho



