CartaExpressa
Decepção e vergonha: os sentimentos mais relacionados a Bolsonaro, segundo pesquisa
Em seguida, aparece ‘desapontamento’, de acordo com a Genial/Quaest
Pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira 14 mostra que ‘decepção’, citado por 36% dos entrevistados, é o sentimento mais relacionado ao governo do presidente Jair Bolsonaro. Em seguida, aparecem ‘vergonha’, com 30%, e ‘desapontamento’ com 19%.
Publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo, o levantamento ainda aponta que, entre os sentimentos positivos sobre a gestão, ‘esperança’ foi citada por 28%, ‘confiança” por 14% e ‘admiração’ por 13%.
“O governo Bolsonaro é sinônimo de vergonha para os eleitores de Lula, sinônimo de decepção para eleitores do Moro e do Doria, e sinônimo de otimismo e esperança para os eleitores de Bolsonaro”, disse, disse Felipe Nunes, cientista político e diretor da Quaest, ao jornal. “Sentimentos divergentes, que vão do otimismo eleitoral à frustração de quem acreditou no projeto”.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


