CartaExpressa
Datena deve anunciar vice na convenção do PSDB, no próximo sábado, diz Aécio
Após mencionar a possibilidade de desistir da disputa, o apresentador afirmou que não retirará a pré-candidatura


O deputado federal Aécio Neves (PSDB) afirmou nesta quarta-feira 24 que o pré-candidato do partido à prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena, deve anunciar seu vice na convenção tucana, agendada para o próximo sábado 27.
Aécio e Datena se reuniram nesta tarde com o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, e com o presidente do diretório da capital paulista, José Aníbal.
“Ele está animado, e o PSDB terá um candidato competente, comprometido, e que, na minha opinião, vai ganhar a eleição”, disse o deputado ao jornal Folha de S.Paulo.
Datena tem um longo histórico de desistência em processos eleitorais e deu margem a especulações de que poderia recuar novamente. “Até eu desconfio [da candidatura]. Se continuar essa sacanagem de que o partido está conversando com outras pessoas para colocar dentro do partido sem me avisar, eu não vou ser candidato”, disse o apresentador à Folha, na terça 23.
Horas depois, em entrevista ao podcast Flow, negou que deixará a disputa. “Eu não desisti de coisa nenhuma. Eu vou até o fim. Os caras estão ficando com medo porque eu estou crescendo nas pesquisas.”
A corrida à prefeitura da capital paulista segue com um cenário de equilíbrio entre Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL), conforme um levantamento do Paraná Pesquisas divulgado em 19 de julho.
O prefeito soma 26,9% das intenções de voto, enquanto o deputado federal tem 24,7%. Considerando a margem de erro, de 2,6 pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.
Datena aparece na terceira posição, com 11,6%, superando numericamente Pablo Marçal (PRTB), que soma 10,6%. Tabata Amaral (PSB) marca 6,4%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Boulos diz ser ‘lamentável’ afirmação de Maduro contra urnas eletrônicas brasileiras
Por CartaCapital
Boulos reage a ofensas de Ricardo Nunes: ‘Revela sua estatura moral e despreparo’
Por CartaCapital
Nunes ofende Boulos em convenção do PL e se refere ao adversário como ‘vagabundo’
Por CartaCapital