CartaExpressa
Datafolha: para 18% dos brasileiros, tanto faz viver sob democracia ou ditadura
Para 71%, a democracia é a melhor forma de governo, segundo uma pesquisa publicada neste sábado 30
Uma pesquisa Datafolha divulgada neste sábado 30 aponta que 71% dos brasileiros consideram a democracia a melhor forma possível de governo. Para 18%, tanto faz se o Brasil vive sob um regime assim ou não, enquanto 7% acreditam que a ditadura é melhor que a democracia em certas circunstâncias.
Segundo o instituto, embora esteja em um dos níveis mais altos das últimas três décadas, o índice de preferência pela democracia sofre uma queda desde o pico de 79%, em outubro de 2022, mês da eleição em que Jair Bolsonaro (PL) – um entuasiata da ditadura militar – perdeu para Lula (PT).
Na nova rodada, 18% dos entrevistados se disseram muito satisfeitos com o funcionamento da democracia no Brasil, ante 53% um pouco satisfeitos, 27% nada satisfeitos e 2% que não sabem. Em fevereiro de 2014, eram 9% os que afirmavam estar muito satisfeitos, 59% os que responderam estar um pouco satisfeitos e 28% que estavam insatisfeitos.
Agora, 6% acreditam que o Brasil vive uma democracia plena (eram 3% em 2014). Para 46%, porém, estamos em uma democracia com grandes problemas (eram 61%), enquanto para 16% o País não é uma democracia (eram 9%) e para 28% se trata de uma democracia com pequenos problemas (eram 21%).
O Datafolha entrevistou 2.002 eleitores em 147 cidades entre 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Datafolha: 63% dos brasileiros defendem desprezar a data do golpe, mas 28% querem celebrá-la
Por CartaCapital
Como os brasileiros avaliam o trabalho de Moraes no julgamento do 8 de Janeiro, segundo o Datafolha
Por Wendal Carmo
Datafolha: Apenas 30% dos brasileiros veem o 8 de Janeiro como uma tentativa de golpe
Por CartaCapital



