CartaExpressa

Datafolha: Metade dos brasileiros é a favor das cotas raciais em universidades; 34% são contra

Pesquisa mostra que apoio é maior entre mais jovens, escolarizados e com maior renda

Jovem com cartaz pedindo cotas na Universidade de São Paulo, em 2019
Apoie Siga-nos no

Dados do último levantamento do instituto Datafolha, divulgado neste domingo 12 pelo jornal Folha de S.Paulo, apontam que 50% da população brasileira é a favor das cotas raciais em universidades públicas. Entre os entrevistados, 34% se posicionaram contra. Outros 3% se mostraram indiferentes e 12% não souberam responder.

A pesquisa ouviu 2.090 pessoas a partir de 16 anos em 130 municípios, entre 8 e 14 de março deste ano. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em geral, o apoio às cotas é maior entre os mais jovens, escolarizados e com maior renda. A concordância também é superior entre a população preta (53%) e parda (52%) do que entre brancos (50%).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar