CartaExpressa
Datafolha: Alckmin e Haddad lideram disputa pelo governo de SP em 2022
Alckmin com tem 26% das intenções de voto. Haddad aparece com 17%, tecnicamente empatado com o ex-governador Marcio França (PSB), com 15%


O ex-governador Geraldo Alckmin que, no último mês disse que vai deixar o PSDB para disputar as eleições em 2022, está à frente de pesquisa eleitoral para o governo do estado de São Paulo. Haddad (PT) aparece em segundo, e o ex-governador Márcio França (PSB), em terceiro, empatado com o petista.
Dados do Datalfolha mostram Alckmin com 26% das intenções de voto. Haddad aparece com 17%, tecnicamente empatado com o ex-governador Marcio França (PSB), com 15%. Na sequência aparece o líder de movimentos de moradia Guilherme Boulos (PSOL), com 11%.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (sem partido), tido como o candidato apoiado por Jair Bolsonaro aparece com 4% das intenções, assim como o deputado estadual Arhur do Val (Patriota), o ‘Mamãe Falei’.
Com 1% das intenções de voto aparecem o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (sem partido) e o deputado federal Vinicius Poit (Novo).
Em um cenário sem Alckmin, o candidato do PT, Fernando Haddad lidera a disputa pelo governo estadual de SP, com 23% dos votos. Márcio França aparece com 19%; e Boulos na sequência, com 13%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.