CartaExpressa
Datafolha: 72% dos eleitores de SP querem que vacina contra Covid seja obrigatória
Lógica de Bolsonaro não aparece entre entrevistados
Um novo trecho da mais recente Pesquisa Datafolha mostrou que, em São Paulo, os eleitores não estão muito chegados ao movimento antivacina.
Segundo informações do G1, 72% dos eleitores de São Paulo acham que a vacina contra a Covid-19 deve ser obrigatória para todos os brasileiros. Questionados sobre se iriam se vacinar ou não, 79% disseram que sim, 17% disseram que não, e 4% afirmaram não saber.
A fala vai de encontro contra o que o presidente Jair Bolsonaro acredita. Sua fala no fim de agosto – “ninguém pode obrigar ninguém a tomar vacina” – movimentou os grupos negacionistas nas redes e impulsionou a desinformação. Não foi o suficiente para causar ceticismo generalizado sobre o fármaco. Ainda bem.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


