CartaExpressa
Datafolha: 25% dos brasileiros aprovam o trabalho do STF; 35% reprovam
Índices não são boa notícia, mas expressam relativa estabilidade
Somente 25% dos brasileiros consideram o trabalho do Supremo Tribunal Federal como ótimo ou bom, enquanto 35% reprovam a atuação da Corte e 35% a avaliam como regular. Os dados foram divulgados neste sábado 25, pelo Instituto Datafolha.
Segundo o levantamento, apesar de o índice não significar uma boa notícia, o percentual representa estabilidade na avaliação popular sobre o STF desde julho, quando 24% aprovavam o trabalho do Tribunal, 33 o reprovavam e 36% consideravam regular.
A imagem da Corte está pior entre brasileiros com curso superior (42%), mais ricos (51% dos que ganham acima de 10 salários mínimos) e empresários (59%).
Na conclusão do estudo, é possível observar que foram contidos os danos promovidos pela campanha do presidente Jair Bolsonaro contra os magistrados, sobretudo contra os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


