CartaExpressa
CUT defende a PEC que pede o fim da escala 6×1
A redução da jornada pode ajudar na diminuição da disparidade de gênero, defendeu a entidade


A Central Única dos Trabalhadores (CUT) se manifestou, nesta terça-feira 12, a favor da proposta de emenda à Constituição que propõe acabar com a jornada laboral 6×1 — ou seja, 6 dias de trabalho e 1 de descanso.
“Avançar na proposta de redução das jornadas de trabalho sem redução salarial é reconhecer e apontar soluções para problemas históricos gerados pelo capitalismo, visto que as tecnologias sempre eliminaram empregos e a ganância dos capitalistas sempre precarizaram as relações de trabalho”, disse a diretoria da entidade em nota.
Ainda conforme a CUT, a redução das jornadas de trabalho pode contribuir como “uma saída para o problema estrutural de falta de trabalho e postos de trabalhos decentes a toda força de trabalho disponível”.
Outro benefício apontado pela CUT da redução da jornada é a diminuição da disparidade de gênero, já que as mulheres são vítimas sobrecarga de trabalho, fruto das duplas e triplas jornadas.
Uma PEC precisa de pelo menos 171 signatários para começar a tramitar. Até esta terça-feira, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) afirmou ter reunido 140 assinaturas de deputados em apoio, restando, portanto, angariar mais 31 assinaturas.
Para uma proposta do tipo ser promulgada, tem de receber pelo menos 308 votos na Câmara e 49 no Senado, com dois turnos de votação em cada Casa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PEC sobre escala 6×1 começa a ganhar atenção de ministros; veja declarações
Por CartaCapital
É natural que a jornada de trabalho evolua, diz Alckmin sobre extinção da 6×1
Por CartaCapital