CartaExpressa
Cuba está impedida de crescer pelo bloqueio americano, diz Lula
O presidente criticou o embargo e elogiou a política educacional de Havana
O presidente Lula criticou nesta terça-feira 4 o bloqueio econômico imposto a Cuba, durante um evento para anunciar a retomada das obras do campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, a Unila, em Foz do Iguaçu (PR).
Imposto em 1962, em plena Guerra Fria, pelo então presidente americano, John F. Kennedy, o bloqueio recrudesceu progressivamente, para asfixiar o regime socialista da ilha caribenha.
Na agenda desta terça, Lula relatou uma viagem a Cuba para visitar uma universidade.
“Um país que está impedido de crescer e não recebe recursos – porque há um bloqueio americano a Cuba – consegue fazer uma universidade e oferecer vagas para estudantes pobres de todos os países da América Latina e de todos os países africanos”, afirmou o petista. “Era para todas as pessoas pobres, que tinham chance de fazer uma universidade. Se esse país pequeno pode fazer, por que nós não podemos?”
Presente na cerimônia, o ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou o investimento de 600 milhões de reais da Itaipu Binacional para concluir as obras do campus da Unila.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula defende diálogo com Venezuela e Nicarágua no Mercosul: ‘O que não pode é isolar’
Por CartaCapital
‘Inaceitável’: Lula reforça no Mercosul suas críticas ao pacote de exigências da União Europeia
Por Marina Verenicz
DiCaprio comenta queda no desmatamento na Amazônia, com críticas a Bolsonaro e elogios a Lula
Por André Lucena



