CartaExpressa
Cristiano Zanin será indicado por Lula ao STF, afirma Pacheco
Para que o nome de Zanin seja aprovado, são necessários 41 votos favoráveis na Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ. Depois, a escolha é avaliada pelo plenário da Casa


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) confirmou, nesta quinta-feira 1, que o presidente Lula (PT) vai indicar o advogado Cristiano Zanin a uma vaga no Supremo Tribunal Federal.
“Eu me encontrei ontem com o Cristiano Zanin, será o indicado pelo presidente da República para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal, essa mensagem deve chegar hoje ao Senado e, chegando, nós vamos encaminhar à Comissão de Constituição e Justiça”, afirmou.
Pacheco disse ainda que já conversou com o presidente da comissão, o senador Davi Alcolumbre (União-AM) para que ele dê andamento à sabatina, apreciação do nome e submissão ao plenário da Casa.
“Eu avalio positivamente [a indicação], é alguém que reúne condições e tem os predicados para ser ministro do STF e essa é uma avaliação, obviamente, que o colegiado do Senado terá a oportunidade de fazer”, completou Pacheco.
Para que o nome de Zanin seja aprovado, são necessários 41 votos favoráveis na Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ. Depois, a escolha é avaliada pelo plenário da Casa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

TCU marca data do julgamento das contas de Bolsonaro em 2022
Por CartaCapital
Justiça condena Zambelli por usar o hit ‘Milla’ em vídeo pró-Bolsonaro
Por Wendal Carmo
Eduardo Bolsonaro foge de pergunta sobre sociedade com apoiador de atos golpistas
Por CartaCapital
PF deflagra operação contra grupo que usou pregos em rodovia após vitória de Lula
Por André Lucena