CartaExpressa
‘Crie vergonha e responda pelo que você fez’: a crítica de Lula à tentativa de anistiar Bolsonaro
O ex-presidente deve ir a julgamento em setembro no STF por liderar a tentativa de golpe


O presidente Lula (PT) criticou na noite desta sexta-feira 8, em cerimônia em Porto Velho (RO), a tentativa da extrema-direita de aprovar um projeto de lei de anistia aos golpistas envolvidos no 8 de Janeiro. O principal objetivo da proposta é viabilizar um perdão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que deve ir a julgamento em setembro no Supremo Tribunal Federal por liderar a tentativa de golpe.
“São tão covardes que pedem anistia antes de serem julgados. Você pede anistia depois que é condenado”, disse Lula. “Não foi nem julgado. Cara de pau, se defenda. Prove que você é inocente.”
O petista declarou que Bolsonaro e seus “asseclas” têm o direito à presunção de inocência — o que Lula afirmou que não teve na Lava Jato.
“Seja homem, crie vergonha e responda pelo que você fez. Não fique choramingando”, prosseguiu, em referência ao ex-capitão. “É um presidente que não teve coragem de passar a faixa para mim. E agora tem lá seus asseclas pedindo para ser perdoado. Não, ele será julgado.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Motta envia à Corregedoria ações contra deputados do motim bolsonarista
Por Wendal Carmo
‘Não devo nada a ninguém’, diz Romário em meio a pressão de bolsonaristas
Por CartaCapital
TCU pede à Câmara apuração de irregularidades na permanência de Eduardo Bolsonaro nos EUA
Por Wendal Carmo