CartaExpressa
CPMI do 8 de Janeiro: Ex-diretor da PRF vai ao STF para tentar impedir a quebra de seu sigilo
A comissão aprovou a medida na última terça 11, a partir de uma proposta dos deputados Rogério Correia (PT-MG) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ)


O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques acionou o Supremo Tribunal Federal, nesta sexta-feira 14, para pedir a suspensão da quebra de seus sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático, determinada pela CPMI do 8 de Janeiro.
A comissão aprovou a quebra na última terça 11, a partir de um requerimento dos deputados Rogério Correia (PT-MG) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
Vasques, que já prestou depoimento à CPMI, virou réu por por improbidade administrativa, acusado pelo Ministério Público Federal de fazer uso indevido do cargo durante as eleições de 2022.
Segundo a defesa, Vasques “não tem nada a esconder”, mas avalia que a quebra “foi elaborada em total equívoco, em sessão confusa, sem debate sobre o tema, na qual os representantes da CPMI aprovaram o que foi verdadeira violência à Constituição da República Federativa do Brasil e à imagem e à privacidade do impetrante”.
O pedido teria no STF a relatoria do ministro Kassio Nunes Marques. Como a Corte está em recesso, a matéria chegou a Luís Roberto Barroso, responsável por casos urgentes no período.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Os argumentos de Mauro Cid para tentar se livrar de ação por abuso do direito ao silêncio na CPMI
Por CartaCapital
Parecer de relatora na CCJ barra anistia a bolsonaristas envolvidos no 8 de Janeiro
Por Wendal Carmo
Bolsonarista chora em sessão no Senado sobre presos do 8 de Janeiro
Por CartaCapital