CartaExpressa
CPI do MST aprova convites aos ministros da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário
Um acordo evitou a convocação de Carlos Fávaro e Paulo Teixeira à comissão


A CPI do MST aprovou nesta quarta-feira 24 dois requerimentos de convite ao ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Eles deverão prestar esclarecimentos sobre denúncias de ocupações de terras pelo movimento.
Durante a sessão, parlamentares governistas e de oposição negociaram para que os ministros não fossem obrigados a comparecer. Assim, a convocação se tornou um convite.
Os convites a Teixeira e Fávaro são os primeiros a serem aprovados pela CPI. As datas das oitivas ainda serão definidas.
A comissão, aberta em 17 de maio, é comandada por representantes da direita e da extrema-direita: o presidente é o deputado Coronel Zucco (Republicanos-RS), enquanto Ricardo Salles (PL-SP) ocupa a relatoria.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.