CartaExpressa
CPI da Covid lista mais de 200 declarações negacionistas de Bolsonaro
Entre as frases listadas, estão, por exemplo, a que Bolsonaro comparou a doença a uma ‘gripezinha’
A equipe que auxilia o senador Renan Calheiros na CPI da Covid levantou as ocasiões nas quais o presidente Jair Bolsonaro deu declarações que negavam a gravidade da pandemia do coronavírus.
O relatório, obtido em primeira mão pela Folha de S. Paulo, inclui mais de 200 declarações do presidente contra o isolamento social e em defesa de medicamento ineficazes, a partir de 2020. Entre as declarações listadas, estão, por exemplo, as que Bolsonaro deu em pronunciamento em rede nacional em março de 2020, comparando a Covid-19 a uma “gripezinha”.
O plano de trabalho da CPI da Covid, ponto de partida para investigar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à crise sanitária, foi apresentado no início da noite da última quinta-feira 29. Serão ouvidos na próxima semana os ex-ministros da Saúde Nelson Teich, Luiz Henrique Mandetta e Eduardo Pazuello, além do atual, Marcelo Queiroga. Também será sabatinado Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



