CartaExpressa
CPI da Covid aprova acareação entre Onyx e Luís Miranda no caso Covaxin
A decisão se baseia nas contradições sobre o contrato do governo Bolsonaro com a Bharat Biotech, sob intermediação da Precisa Medicamentos


A CPI da Covid aprovou, na tarde desta quarta-feira 11, a realização de uma acareação entre o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, e o deputado federal Luís Miranda (DEM-DF).
O requerimento que solicita a acareação foi protocolado nesta quarta pelo vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e se baseia nas contradições sobre as invoices do contrato entre o governo de Jair Bolsonaro e a Bharat Biotech, com intermediação da Precisa Medicamentos, para a compra da vacina Covaxin.
Miranda, que informou a Bolsonaro os indícios de fraude no acordo, sustenta a existência de três invoices, duas das quais previam pagamento antecipado pelos imunizantes. “Em coletiva de imprensa, Onyx Lorenzoni exibiu a primeira versão do documento para argumentar que seria diferente do documento apresentado por Miranda, que seria a terceira proposta de compra”, escreveu Randolfe ao justificar a acareação, que deve acontecer no dia 18 de agosto.
O senador ainda argumenta que a própria Precisa Medicamentos contradisse Onyx, ao confirmar que enviou ao governo três propostas para fechar o negócio.
Leia a íntegra do requerimento:
DOC-REQ 13302021 - CPIPANDEMIA-20210811Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.