CartaExpressa,Política

CPI da Covid: A lista de crimes cometidos por Bolsonaro na pandemia já está pronta

CPI da Covid: A lista de crimes cometidos por Bolsonaro na pandemia já está pronta

O relator Renan Calheiros (MDB-AL) planeja pedir o indiciamento do presidente por ao menos 11 crimes, entre eles homicídio

Foto: EVARISTO SA / AFP

Foto: EVARISTO SA / AFP

O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), planeja pedir o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro por ao menos 11 crimes. A informação é da jornalista Basília Rodrigues, da CNNBrasil.

A lista de delitos que devem ser atribuídos ao ex-capitão é composta por  crime de epidemia com resultado morte, prevaricação, crime de infração de medidas sanitárias, charlatanismo, emprego irregular de verba pública, incitação ao crime, falsificação de documento particular, genocídio de indígena, crime contra humanidade, crime de responsabilidade e crime de homicídio comissivo.

De acordo com a jornalista, os senadores pretendem classificar o crime de homicídio pelo tipo comissivo, em que Bolsonaro será acusado de provocar mortes por descumprir seus deveres como chefe da Nação.

O entendimento é que o presidente tinha a obrigação de agir para evitar as mortes pela Covid-19. O relatório será lido na próxima terça-feira 19.

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem