CartaExpressa
Covid: São Paulo confirma a primeira morte por subvariante da Ômicron
A vítima era uma mulher de 72 anos com comorbidades. A BQ.1 está associada a um recente aumento de casos nos EUA e na Europa


A Secretaria da Saúde de São Paulo confirmou, na tarde desta terça-feira 8, a primeira morte no estado em decorrência de contaminação pela nova subvariante da Ômicron, a BQ.1.
A vítima é uma mulher de 72 anos com comorbidades. Mais cedo, a secretaria havia comunicado dois casos da subvariante na capital paulista.
Os casos foram identificados pela Fiocruz e estão sob investigação epidemiológica das vigilâncias municipal e estadual.
O primeiro registro da variante no País foi confirmado em uma paciente da Amazônia. Também há confirmações no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro. A variante está associada a um recente aumento de diagnósticos de Covid-19 nos Estados Unidos e na Europa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.