CartaExpressa
Covid-19: Taxa de transmissão no Brasil cai para 0,98
O índice foi divulgado pelo Imperial College de Londres
A taxa de transmissão (Rt) da Covid-19 no Brasil caiu para 0,98, segundo levantamento do Imperial College de Londres. O índice foi divulgado nesta terça-feira 29 e representa uma queda em relação ao anterior, de 1,13.
O índice significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem para outras 98. A taxa ainda é alta, mas representa um dado importante, já que Rts acima de 1 apontam que a doença está fora de controle no País.
A maior Rt no Brasil em 2021 foi registrada em março, quando chegou a 1,23. Já a menor ocorreu em meados de maio, quando o índice foi de 0,91.
Outro dado divulgado pela universidade britânica sobre o Brasil é em relação aos óbitos semanais. A projeção para esta semana é de 13 mil mortes.
Mortes no Brasil
O Brasil registrou 618 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, e 27.804 novos casos da doença, segundo boletim divulgado nesta segunda-feira 28 pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde.
Com os números, o País avança para um acumulado de 514.092 óbitos, e passa dos 18,4 milhões de casos (18.448.402).
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


