Covid-19: SP e Rio registram aumento de casos da variante Delta

O avanço da mutação pelo mundo já provoca o endurecimento das restrições sanitárias em diversos países

Paciente é submetido a teste para Covid-19. Foto: Bertrand Guay/AFP

Apoie Siga-nos no

A cidade de São Paulo já tem 50 casos confirmados da variante Delta do coronavírus, segundo balanço feito pela Secretaria Municipal da Saúde. A variante já possui transmissão comunitária na cidade, ou seja, quando o contágio acontece entre pessoas sem histórico de viagem e já não é possível definir a origem da transmissão.

Na capital, o número de casos de Covid voltou a subir na última semana, o que, para especialistas, pode ter relação com a circulação da variante. Foram 9.688 casos confirmados entre 25 e 31 de julho, contra 9.512 casos na semana anterior, de 18 a 24 de julho. A prefeitura considera que os índices estão dentro de uma estabilidade. O número de mortes e internações continua em queda.

Na terça-feira 3, em coletiva de imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde também apontou para um aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que podem ou não ser confirmados como sendo de Covid.

Os casos sobre a nova variante estão em investigação pelas respectivas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal. O laboratório do Instituto Butantan é responsável pelo sequenciamento genético da variante.

Na cidade, 83,8% da população adulta já recebeu a primeira dose, mas apenas 32,4% já tomaram a segunda dose ou imunizante de dose única.

 


No Rio, variante responde por quase metade dos casos de Covid

Um estudo divulgado na terça-feira 3 pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro mostra que a variante Delta já é responsável por quase metade dos casos de Covid na cidade, 45%.

“Do total de amostras genotipadas, que a gente consegue identificar qual é a variante, 45% deste total foi de variante delta. Então, a secretaria estima que 45% dos casos de Covid na cidade já sejam desta variante”, explicou o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz. Na capital, até a terça-feira, 62 pessoas tinha sido mapeadas com a variante.

Em relação às amostras coletadas no estado, a Delta foi encontrada em 26% dos casos. Duas semanas atrás, esse percentual estava em 16,6%.

 

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.