CartaExpressa,Saúde

Covid-19: SP e Rio registram aumento de casos da variante Delta

Covid-19: SP e Rio registram aumento de casos da variante Delta

O avanço da variante pelo mundo já provoca o endurecimento das restrições sanitárias em diversos países

Paciente é submetido a teste para Covid-19. Foto: Bertrand Guay/AFP

Paciente é submetido a teste para Covid-19. Foto: Bertrand Guay/AFP

A cidade de São Paulo já tem 50 casos confirmados da variante Delta do coronavírus, segundo balanço feito pela Secretaria Municipal da Saúde. A variante já possui transmissão comunitária na cidade, ou seja, quando o contágio acontece entre pessoas sem histórico de viagem e já não é possível definir a origem da transmissão.

Na capital, o número de casos de Covid voltou a subir na última semana, o que, para especialistas, pode ter relação com a circulação da variante. Foram 9.688 casos confirmados entre 25 e 31 de julho, contra 9.512 casos na semana anterior, de 18 a 24 de julho. A prefeitura considera que os índices estão dentro de uma estabilidade. O número de mortes e internações continua em queda.

Na terça-feira 3, em coletiva de imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde também apontou para um aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que podem ou não ser confirmados como sendo de Covid.

Os casos sobre a nova variante estão em investigação pelas respectivas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal. O laboratório do Instituto Butantan é responsável pelo sequenciamento genético da variante.

Na cidade, 83,8% da população adulta já recebeu a primeira dose, mas apenas 32,4% já tomaram a segunda dose ou imunizante de dose única.

 

No Rio, variante responde por quase metade dos casos de Covid

Um estudo divulgado na terça-feira 3 pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro mostra que a variante Delta já é responsável por quase metade dos casos de Covid na cidade, 45%.

“Do total de amostras genotipadas, que a gente consegue identificar qual é a variante, 45% deste total foi de variante delta. Então, a secretaria estima que 45% dos casos de Covid na cidade já sejam desta variante”, explicou o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz. Na capital, até a terça-feira, 62 pessoas tinha sido mapeadas com a variante.

Em relação às amostras coletadas no estado, a Delta foi encontrada em 26% dos casos. Duas semanas atrás, esse percentual estava em 16,6%.

 

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem