CartaExpressa
Covid-19: Queiroga diz que lançará programa de testagem
Segundo a Saúde, a ideia é distribuir aos estados entre 20 e 26 milhões de testes de antígeno por mês


O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira 21 que lançará um novo plano de testagem em massa para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. Segundo a pasta, a ideia é distribuir aos estados entre 20 e 26 milhões de testes de antígeno por mês.
De acordo com o ministro Marcelo Queiroga, os detalhes do programa ainda serão acertados na semana que vem, em reunião com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
Entre os objetivos da estratégia estão a testagem para casos sintomáticos em pontos de atenção à saúde; a busca de casos assintomáticos ou suspeitos; e a testagem de amostra da população.
“É importante frisar que a iniciativa privada poderia colaborar conosco, porque nós queremos retomar as atividades econômicas com segurança. É uma ação em parceria com autoridades sanitárias e iniciativa privada, até porque 20 milhões e 22 milhões é alto e nós sabemos as dificuldades orçamentárias do nosso País”, disse Queiroga nesta sexta em contato com jornalistas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.