CartaExpressa

Covid-19 já é a maior causa de mortes entre jovens de 10 a 19 anos

A média mensal de mortes pela doença entre a faixa etária é maior do que qualquer outra doença de 2015 a 2019

Créditos: EBC Créditos: EBC
Apoie Siga-nos no

A Covid-19 já é a maior causa de morte entre jovens de 10 a 19 anos no País. Ao todo, foram 1.581 óbitos este ano. Até então, o câncer era o principal responsável por mortes na faixa etária. Em 2019, foram 1406 óbitos em 12 meses. O levantamento foi feito pelo Viva Bem, do UOL.

A reportagem consultou os dados de registro civil e identificou que até a segunda-feira 19 a pandemia matou, em média, 168 crianças e jovens por mês no Brasil.

A média mensal de mortes por Covid-19 é maior do que qualquer outra doença ou conjunto de doenças e só perde para assassinatos e acidentes de trânsito, segundo outro levantamento feito com base em dados do Ministério da Saúde, de 2015 a 2019, anos anteriores à pandemia.

No período, a média de mortes por assassinatos foi de 803; acidentes de trânsito, 263; cânceres, 124; suicídios, 84; afogamento, 74; doenças do aparelho circulatório, 73 ; doenças do sistema nervoso , 69; doenças infecciosas, 52; pneumonia, 36; doenças do aparelho respiratório, 29.

Os dados foram retirados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. Os números referentes a 2020 ainda não foram publicados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar