CartaExpressa
Covid-19 já é a maior causa de mortes entre jovens de 10 a 19 anos
A média mensal de mortes pela doença entre a faixa etária é maior do que qualquer outra doença de 2015 a 2019


A Covid-19 já é a maior causa de morte entre jovens de 10 a 19 anos no País. Ao todo, foram 1.581 óbitos este ano. Até então, o câncer era o principal responsável por mortes na faixa etária. Em 2019, foram 1406 óbitos em 12 meses. O levantamento foi feito pelo Viva Bem, do UOL.
A reportagem consultou os dados de registro civil e identificou que até a segunda-feira 19 a pandemia matou, em média, 168 crianças e jovens por mês no Brasil.
A média mensal de mortes por Covid-19 é maior do que qualquer outra doença ou conjunto de doenças e só perde para assassinatos e acidentes de trânsito, segundo outro levantamento feito com base em dados do Ministério da Saúde, de 2015 a 2019, anos anteriores à pandemia.
No período, a média de mortes por assassinatos foi de 803; acidentes de trânsito, 263; cânceres, 124; suicídios, 84; afogamento, 74; doenças do aparelho circulatório, 73 ; doenças do sistema nervoso , 69; doenças infecciosas, 52; pneumonia, 36; doenças do aparelho respiratório, 29.
Os dados foram retirados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. Os números referentes a 2020 ainda não foram publicados.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.